domingo, 18 de janeiro de 2009

"Titãs - a vida até parece uma festa"

O tempo às vezes passa rápido. É esse o espírito de “Titãs – a vida até parece uma festa”, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. Durante anos, câmeras registraram flashes do cotidiano dos Titãs: as viagens, as famílias, a hora de resgatar a mala na esteira do aeroporto, as primeiras versões das músicas, tudo. Entre uma gracinha e outra dos integrantes, coreografias e figurinos cômicos no início da carreira. É como se a gente estivesse olhando um álbum de fotografias de 15, 20 anos atrás – e de fato está.

Mais do que um trabalho de mostrar a trajetória da banda, eu acho, está a importância de construir uma memória de um tempo bom. Nessa hora, importa menos que seja uma banda famosa no país e mais que todo mundo tem uma boa história pra contar. Claro que nem sempre se tem palcos grandes, iluminação e cenário ideais. Mas sempre dá pra viver uma boa história. E se não for boa na hora – o filme também dá essa receita -, pode esperar: depois (olhada assim, em retrospectiva), há de ficar.

A edição do filme fica ainda melhor porque combina as imagens de arquivo – algumas inclusive com o charme de serem tremidas, com cara mesmo de quem está em casa e pega a câmera num impulso – com uma trilha sonora es-pe-ta-cu-lar. Pra quem é fã, certamente vai ficar faltando alguma música (a faixa três daquele álbum ou a cinco daquele), mas a seleção é das boas: tem “Sonífera Ilha”, “Flores”, “Bichos escrotos”, “Epitáfio” e por aí vai. Só pra deixar o gostinho.

Vários rostos conhecidos, como não podiam faltar: tem Jorge Mautner, Paula Toller, Herbert Vianna, Roberto Carlos, Chacrinha, Hebe, Raul Gil e até Jânio Quadros. Dá até pra aprender a cozinhar com os Titãs, embora a receita não seja assim, tão confiável (quem assistiu, sabe do que estou falando). Mas sempre tem quem se aventure.

Pra quem estiver em Salvador, o filme pré-estréia na terça-feira (20), às 20h45, na SALA DE ARTE – CINEMA DA UFBA. O filme faz parte da 1ª Mostra Cine Brasil de Salvador, que acontece até o próximo dia 22. A sessão ainda tem bate-papo com a equipe de produção (Branco e Oscar inclusive).


8 comentários:

Anônimo disse...

Mari,
o filme é realmente muito bom!!!
Dá vontade de ter passado por tudo junto com eles, de ser parte da banda...
Tá de parabéns pelo post. Amei!
Um dos melhores que já li por aqui.
Beijos,
Joana

cinemadicto disse...

Oi amiga Mariana, um ESPETACULAR 2009 pra vc querida! Quer dizer q vc é de Salvador é? Poxa vida, faz um tempinho q estamos trocando idéias cinematograficas e cada vez fico mais curioso por saber quem será a pessoa por trás da tela rss. Como não tenho falado muito com o Daniel, ainda não perguntei de vc. Curiosidadeeee rsss. Quero muito ver esse doc, deve ser bem legal mesmo, intimista e agradável. um vídeo dos nossos amigos nos bons tempos. super beijo querida!

Rounds disse...

vou assistir, depois eu te falo sobre.

bj

Deisi disse...

Oi, não sei se você conhece, mas tenho um blog que divulga e faz sorteios na internet, o http://bahtrilegaltche.blogspot.com

to fazendo meu 2° sorteio lá, participe!

Bjkas

Refazendo disse...

Mari, excelente sua postagem, os Titãs fizeram parete dos melhores e piores momentos da minha vida, espero ansiosamente ter a oportunidade de ver o filme, ainda mais depois de um comentário brilhante desses. É um convite ao filme.....
Bjs e parabéns!

Ademar de Queiroz (Demas) disse...

Ainda não vi, mas tá na lista.
Abração

Amanda disse...

Titas realmente marcou a década de 80 e um documentário com ele só pode ser interessante. infelizmente, fiquei barrada na sessão única que teve aqui em Salvador (quando cheguei já estava lotada) e espero ansiosamente outra oportunidade para vê-lo.

Anônimo disse...

Nossa!

A vida até parece uma festa...

eita minha adolescência.. hehe