sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Um beijo roubado (e esperado)

A vida dá voltas, as pessoas dizem. E foi para provar isso que Wong Kar Wai fez o incrível “Um beijo roubado” (2007). Embora haja outros filmes dele com ritmos mais lentos e mais característicos de seu cinema, “My blueberry nights” (título original em inglês) me conquistou até não poder mais.

“Um beijo roubado” é um filme doce, sutil, e que se constrói de esperas (a temática que Kar-Wai nunca deixa escapar). Jeremy (Jude Law) e Elizabeth (Norah Jones) se encontram numa madrugada e vão se conhecendo através de conversas sobre chaves que as pessoas deixam em bares e histórias de despedidas. E uma curiosidade de Elizabeth de experimentar a torta que sempre sobra no balcão, a blueberry pie.

Mas o tempo não pára dentro do filme: viagens, cartas sem endereço de remetente, novas pessoas, novos cenários, tudo acontece. Só que há ainda aquela vontade de jogar o passado distante ao largo para que seja possível olhar para trás de novo e resgatar o que se deixou há pouco tempo. E vivê-lo. Talvez aí esteja a grande sacada do filme (mas é que eu ando suspeita para falar disso ultimamente): fechar todas as portas do passado para terminar de abrir a que se deixou entreaberta.

A trilha é incrível, as cores do filme são espetaculares e há uma graça extra pelo filme se passar em grande parte nas madrugadas. É quando se encontram todos os que andam vagando por aí: marginais, problemáticos, gente sem razão ou que simplesmente precisa se encontrar. É um caminho torto de encontro, mas ainda assim um encontro. Então vale.

Tem ainda Natalie Portman e Rachel Weisz no meio da história toda, mas sinceramente eu não tive olhos para mais ninguém além de Jeremy, Elizabeth e da história toda que se constrói quando menos se espera, e da espera. É lindo.

5 comentários:

Gustavo Gitti disse...

O beijo é lindo, mas a trilha... Nossa, ouço até hoje!

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Gostei dessa leitura da questão da madrugada, onde a 'margem' se manifesta.. Mas acho, como Quintana, que o passado nunca reconhece seu lugar.. está sempre presente.

Beijos e um feliz 2009.

cinemadicto disse...

Oi Mari... Um sensacional 2009 p/ ti repleto de filmes maravilhosos! Você escreveu com tamanha paixão que rever "Blueberry Nights" esta na minha lista de prioridades cinematograficas deste ano rsss. Não gosto do passado q fica rondando, prefiro que ele se vá por definitivo, mas veremos ... Talvez eu consiga enxergá-lo de outra forma. Super beijo.

Cláudia disse...

Primeira vez que visito o blog e primeiro post que leio, mas só de ver o comentário desse filme maravilhoso, já amei.

A madrugada é um mundo a parte, onde tantas e tantas coisas acontecem. My blueberry nights é O FILME.

Continuarei lendo o blog.

Tarcísio Buenas. disse...

muito bom o texto.

como não dar vontade assisti-lo?

vou prucurar.

bj