sábado, 1 de dezembro de 2007

“O mágico de Oz” e re-cordação


Outro dia, fui falar do Leão que queria coragem e fiquei na dúvida: era de “Alice no País das Maravilhas” ou de “O Mágico de Oz”? Era d´O Mágico. Tem dessas coisas que a gente esquece, aos pouquinhos. E algumas metáforas preciosas para a vida, que tornam o livro quase tão importante quanto “Pollyanna” (“Pollyanna moça” eu nem diria assim, tão indispensável: moças descobrem coisas sozinhas).

O que o livro de L. Frank Baum tem, além de Dorothy, Espantalho, Leão, Homem de Lata e Totó? Muita coisa. Começa pela cidade de porcelana (acho fantástico, babo mesmo): todo mundo, na verdade, é muito frágil. Lá, Dorothy aprende a grande lição: depois de vários consertos e muita cola, nunca a gente fica igual ao início. Outra, não menos dura, é que todo problema tem solução. E que, vez por outra, a gente tem que deixar algo que a gente ama para seguir em frente. É isso: seguir em frente talvez seja o maior recado do livro.

O resto é aquela idéia clichê de que recordar é passar de novo pelo coração, um deja-vu feliz, eu diria, de simplificar tudo: o mágico de Oz não é nada senão um homem pequeno com imaginação, e o que ele deu a todos eles (incluindo Dorothy, que já tinha o sapatinho), não era nada mais nada menos do que todos já tinham. Só fez lembrar. Re-cordar.


3 comentários:

André Setaro disse...

Obrigado pelas suas palavras em meu blog. Vim, aqui, visitar o seu - e vejo que tem mais dois, e gostei muito de sua maneira de ver os filmes. Há, nos seus comentários, estilo e personalidade, sem que estejam atrelados aos lugares comuns tão vigentes nas apreciações de filmes pela internet afora.
"O mágico de Oz", na minha opinião, alcançou, em 1939, um nível de fantasia que nunca mais foi igualado pelo cinema mesmo neste apogeu tecnológico, quando os filmes estão a perder a humanidade. Com as honrosas exceções de sempre, o cinema que se está a ver é um cinema mais adjetivo do que substantivo.

Unknown disse...

Mariana, cheguei aqui através do email para a lista de cinema. Gostei da maneira dos posts, sintéticos e incisivos. Continue escrevendo, visitarei mais vezes com certeza.
Meu Blog anda meio parado, mas quando puder, dá uma olhada num post que escrevi há um tempo e tem referência ao ´O mágico de Oz´: http://oespelho.wordpress.com/2006/05

Abs.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.